domingo, 21 de novembro de 2010

"Não coloque a candeia debaixo do alqueire"

Um fato que me deixa maravilhada é a evolução humana.

É inexorável, confirma a misericórdia do Pai em nossas vidas e não tem opção de escolha; evolui ou evolui.
O filósofo francês, Jean-Paul Sartre afirmou que a única ação que o homem é incapaz de praticar é a renúncia da escolha e esse fato passou para a História com o nome de "paradoxo de Sartre". Podemos decidir não agir, não fazer nada, o que não deixa de ser uma escolha.

Quando observo os  lampiões, as candeias e lamparinas penso o quanto evoluimos até chegarmos num toque no interruptor "e a luz se fez". É por essas e outras coisas que gosto das peças velhas, elas não me deixam esquecer que o mundo está sempre em evolução e que eu também faço parte desse progresso e sem escolha.

Apresento uma mesinha de ferro fundido, muito antiga, presente de minha amiga Roseli do Carmo, a Lili cantora, com os adereços citados e toalhas diferentes. A toalha menor e a que tem o laço de fitas, foram  feitas pela minha irmã e comadre Leila, porém a com o laço era manta do Hélio Wiliam, meu primeiro filho.